A Presidência da República anunciou publicamente nesta segunda-feira que o presidente João Lourenço convidou a presidente do tribunal de contas a renunciar ao mandato. João Lourenço considera que a veneranda juíza conselheira presidente do tribunal de contas eixou de ter condições para o exercício das suas funções tendo convidado Exalgina Gamboa a renunciar. o jurista Nilton Capalo explica que os juízes obedecem ao estatuto dos magistrados e que devem ser sujeitos a um processo de inquérito por parte do Conselho Superior da Magistratura Judicial , para aferir se cometeram ou não irregularidade. Clique, no áudio abaixo, e ouça:
Nilton Capalo explica que verificando-se alguma irregularidade ai sim a juíza Gamboa poderá enfrentar as consequências previstas na lei. Clique, no áudio abaixo, e ouça:
Para o jurista Sebastião Vinte e Cinco ao assumir essa posição o presidente demonstrou um acto de coragem. Clique, no áudio abaixo, e ouça:
Para o Director do Instituto Angolano dos sistemas eleitorais e democracia , Luís Jimbo os políticos devem desenvolver a cultura da auto-demissão para evitar escândalos maiores. Clique, no áudio abaixo, e ouça: