Angola realiza em Luanda, nos dias 20 e 21 de Fevereiro, o Primeiro Fórum Nacional de Educação e Ensino.
A iniciativa é do governo, através do Ministério da Educação e do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação e faz parte das comemorações dos 50 anos da Independência Nacional.
A organização considera que o I Fórum Nacional de Educação e Ensino em Angola “é uma importante plataforma de debate e geração de estratégias sobre questões cruciais do Sistema de Educação e Ensino”.
A abordagem tem suporte nas diretrizes e metas estabelecidas pela UNESCO, os compromissos do novo pacto social sobre educação, os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável relacionados com a Educação, bem como as orientações do Plano Nacional de Desenvolvimento do Capital Humano 2023-2037, a fim de promover uma abordagem abrangente e integrada para a melhoria do Sistema Educativo angolano.
O I Fórum Nacional de Educação e Ensino em Angola vai decorrer sob o lema “Por uma Educação Inclusiva, Equitativa e de Qualidade”.
São convidados para o evento, actores institucionais, académicos, docentes, analistas, estudantes e parceiros sociais reconhecidos, diz uma nota do Ministério da Educação.
O objectivo é o de “elencar os principais obstáculos e desafios da implementação das recomendações da UNESCO sobre Educação, dos instrumentos estratégicos de desenvolvimento nacional, de forma a colher contribuições para a formulação das políticas educacionais”.