C.Internacional - Destaque

Comemora-se hoje o dia de África

todayMaio 25, 2023 1815 8 5

Background
share close

Hoje, 25 de Maio,  comemora-se o Dia de África. Nesta data, os africanos  recordam o dia da criação da Organização de Unidade Africana “OUA” em 1963, na Etiópia,  acontecimento que marcou o início de  um ciclo caracterizado,  pelo apoio  de uma organização continental  às lutas de libertação do colonialismo.

Quando se criou a OUA havia a esperança de que  os países africanos, com  as independências,   haveriam de enveredar  por processos de  desenvolvimento   para   assegurar  aos povos do continente uma vida  digna. Os  pais  fundadores de muitas  Nações  nos  anos  60 do século passado  estavam, depois de derrotado o colonialismo,  animados  pela vontade  de   retirar  os povos da miséria  e  do subdesenvolvimento.  Muitos políticos e estadistas africanos pretendiam, não só a independência política, mas também a  económica, e tiveram de   enfrentar  muitos problemas  causados pelas ex-colónias, tendo prestigiados  líderes  africanos  pago com a morte, a coragem de combater  os antigos colonialistas, que queriam  continuar a  oprimir os povos dos seus países.  Esses líderes  opunham -se ao neocolonialismo.

Passados  60 anos  desde  a  criação da Organização de Unidade Africana, é  inevitável e necessário  que  façamos uma avaliação   da evolução do continente berço da humanidade, ao longo  deste longo período tempo,  ao nível económico e social.  Sempre que nós, africanos, comemorarmos  o Dia de África, vale a pena  fazermos  um  balanço  do que  fizemos  e do que faltou fazer, para partirmos  para  a correcção dos erros  e  promovermos a construção  de sociedades cada vez  melhores  no continente.

Muitos países africanos  optaram por regimes democráticos, havendo  hoje no continente, Estados em que  os cidadãos  podem participar  livremente na vida política, por via  de   partidos  ou de  outras organizações, o que  em vários pontos  de África tem contribuído para a estabilidade e para o crescimento económico, que permite  avançar para o desenvolvimento,  com vista a assegurar uma boa qualidade de vida às populações.

Comemoramos  este ano o Dia  de África numa  altura  em que ainda  temos  nós, africanos, de  superar conflitos  no Congo Democrático, na República Centro -Africana, no Burundi e  no Sudão  do Sul.   É  necessário  que a unidade  dos  países  do continente  não  esteja apenas confinada  nas conferências da União Africana.  Essa união tem de se traduzir em esforços efectivos  e  contínuos para  resolvermos  definitivamente os diferentes conflitos  que temos  em África.

Editor: rna

Rate it

Notícias

C.Internacional - Destaque

ONU vai ajudar mais de 30 milhões de pessoas no corno de África com 2,4 mil milhões de dólares

Um evento de apoio à resposta humanitária no Corno de África reuniu 2,4 mil milhões de dólares para assistência a 32 milhões de pessoas, informou a Organização das Nações Unidas. O evento foi organizado pelos Governos de Itália, Qatar, Reino Unido e Estados Unidos da América, em colaboração com Etiópia, Quénia e Somália, com o apoio da ONU. O Corno de África é considerado o centro das piores emergências climáticas do […]

todayMaio 25, 2023 24 1

0%
donut_large