Estão encerradas as cortinas da edição 2022-2023 do maior campeonato nacional de futebol, o Girabola.
No adeus ao Girabola, o Sagrada Esperança da Lunda-Norte confirmou a sua presença, pela segunda vez consecutiva, nas competições sobre a égide da Confederação Africana de Futebol.
Os Lundas do Norte venceram o Isaac de Benguela, por 2/1, resultado que garantiu a terceira posição na tabela de classificação, e também a presença pela segunda vez consecutiva nas Afrotaças.
António Lebolebo, técnico-adjunto do Sagrada Esperança, exterioriza a sua satisfação pela conquista dos três pontos e aproveita dedicar o triunfo ao técnico principal da equipa lunda. Clique no áudio e ouça:
Isaac Celestino, Presidente do Isaac de Benguela, mostra- se feliz pela manutenção conseguida apenas na última jornada do campeonato. Clique no áudio e ouça:
No estádio de Ombaka, houve dérbi benguelense, em que o Wiliete foi superior ao derrotar Académica do Lobito, por 1-0. Silvestre Pele, técnico do Wiliete, fala em campanha bem conseguida no Girabola. Clique no áudio e ouça:
Por sua vez, João Pintar, treinador-adjunto dos lobitangas, conformou-se com o resultado que garante o quinto lugar na tabela de classificação. Clique no áudio e ouça:
Na capital do país, Luanda, no estádio 22 de Junho, o confronto entre polícias e militares, o 1º de Agosto repartiu pontos ao empatar a uma bola com o Interclube. Ivo Traça, técnico-adjunto do 1º de Agosto, valoriza a entrega dos atletas e promete uma equipa diferente quarta-feira, 24 de Maio, para a Taça de Angola. Clique no áudio e ouça:
Por parte dos policias da capital, o pronunciamento veio do seu técnico principal Luís Gonçalves, que fala em resultado justo. Clique no áudio e ouça:
Resultados completos da 30ª jornada do Girabola:
ASK Dragão do Uíge 1/
Desportivo da Lunda Sul- 2/ Recreativo do Libolo 1
Sporting de Cabinda- 1/ Santa Rita de Cássia 0
Sporting de Benguela- 3/ Bravos do Maquis 2
Interclube -1/ 1º de Agosto 1
Académica do Lobito- 0/ Williete de Benguela- 1
Isaac de Benguela- 1/Sagrada Esperança 2.
Na classificação, o Petro de Luanda, campeão nacional, terminou a prova com 69 pontos, seguido pelo 1º de Agosto com 61 pontos, Sagrada Esperança da Lunda-Norte é o terceiro com 55 pontos.
Na cauda da tabela, o Sporting de Benguela terminou na 14ª posição com 20 pontos, e na 15ª o ASK Dragão do Uíge com apenas 13 pontos, foram despromovidos para a segunda divisão.
Tiago Azulão, avançado do Petro de Luanda, foi o melhor marcador com 19 golos creditados na sua conta pessoal.
Fonte: Rádio 5/RNA