A inflação no país caiu para 16,68 por cento em Outubro de 2022. Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística, este é o nível mais baixo desde Dezembro de 2019. com este desempenho, o índice de preços mantem assim a tendência decrescente.
De acordo com dados constantes da folha folha do INE, esta variação representa um decréscimo de 10, 19 pontos percentuais em relação à observação no mês equivalente. Comparando a variação correspondente actual com a registada no mês anterior, verifica-se uma redução de 1,48 ponto percentuais. O documento do INE avança ainda que em termos mensais, o índice de preços no consumidor nacionais registou uma variação e 0,78 por cento entre Setembro e Outubro deste ano (2022).
Entretanto, o economista Afonso Macala, entende que a queda da inflação tem muito a ver com o comportamento dos produtos e serviços na nossa economia. Clique, no áudio abaixo e ouça:
Afonso Macala diz ainda que o INE, deve continuar a produzir informações estatísticos para que os decisores políticos tenham noção da realidade ecno9mica do país. Clique, no áudio abaixo e ouça: