CANAL A - Informação

Bornito de Sousa e Fernando Dias dos Santos suspendem mandato na AN e vão gozar do Estatuto de Ex-Vice-Presidentes

todaySetembro 27, 2022 557 2

Background
share close

Bornito de Sousa e Fernando da Piedade Dias dos Santos vão suspender os seus mandatos na Assembleia Nacional. Os dois antigos Vice-Presidentes da República, eleitos deputados pela lista do MPLA, apresentaram formalmente o pedido de suspensão do mandato, um dia após a tomada de posse dos novos deputados.

A informação foi confirmada por uma fonte credível, junto do Grupo Parlamentar do MPLA. Bornito de Sousa. Vice-Presidente da República nos anos de 2017 a 2022, e Fernando da Piedade Dias dos Santos, Vice-Presidente da República nos anos de 2008 a 2022, gozam do estatuto de ex-Vice-Presidentes da república, previsto pela Lei Angolana.

O processo deverá seguir a tramitação normal a nível da Assembleia Nacional, de acordo com o Regimento Interno, e vai ser decidido em Outubro após a abertura do Ano Parlamentar.

Para além de Bornito de Sousa e Fernando da Piedade Dias dos Santos, pelo menos cerca de 20 deputados pela lista do MPLA deverão suspender o mandato, por incompatibilidade na sequência da nomeação para ocupar cargos no Executivo, e nos Governos Provinciais.

À luz do Regimento, os deputados podem solicitar a suspensão do mandato de forma temporária, por razões de impedimento ou motivo de doença.

Fonte: RNA

Editor: rna

Rate it

Notícias

CANAL A - Informação

Angola compromete-se na ONU em atingir a meta de 70% de energia limpa até 2025

A Embaixadora de Angola nas Nações Unidas afirma que o país trabalha para atingir a meta de 70% de energias limpas, até 2025. Segunda-feira, 26/09, em Nova Iorque, no debate geral da Assembleia Geral das Nações Unidas, Maria de Jesus Ferreira, afirmou que Angola está apostada em respeitar os compromissos internacionais, em matéria ambiental Falando em representação do Chefe de Estado angolano, a representante permanente junto das nações Unidas realçou […]

todaySetembro 27, 2022 173 4

0%
donut_large