RADIO 5 - Destaque

Celebra-se hoje(23/06) dia mundial do Olimpismo. COA fala do impacto da data em Angola

todayJunho 23, 2022 220

Background
share close

Assinala-se hoje, 23 de Junho, o Dia Internacional do Olimpismo, instituído em homenagem à criação (23 de Junho de 1894) do Comité Olímpico Internacional, pelo Barão Pierre de Coubertin, aristocrata francês.

Os jogos olímpicos foram inventados pelos gregos, por volta dos anos 776, que antecederam a era cristã, jogos que por fazerem reverência aos Deuses da Grécia, acabaram negados pelo imperador Teodósio I, que era cristão. Decorria nessa altura o ano de 393 Depois de Cristo.

Somente muitos anos depois em 1886 o Barão Pierre de Coubertin, durante um congresso mundial de educação, propôs que de quatro em quatro anos,  um grupo de atletas do mundo se reunisse para concorrer em algumas modalidades desportivas, com o objectivo de promover uma disputa saudável entre os mesmos. O Barão acreditava que os jogos olímpicos levaram os gregos a uma posição privilegiada, tentando fazer com que o mundo tivesse a mesma oportunidade.

Criou os Jogos Olímpicos, que naquela altura aconteceram dois anos mais tarde, em Atenas, com as modalidades da Natação, do Atletismo e da Ginástica, onde os três primeiros colocados eram premiados com medalhas de ouro, prata e bronze, tradição que é mantida até hoje.

E afinal o que é o Olimpismo? É uma filosofia de vida que defende a formação de uma consciência pacifista, democrática, humanitária, cultural e ecológica por meio da prática desportiva. O objectivo do Olimpismo é colocar o desporto ao serviço do homem, a partir da criação de um estilo de vida baseado na alegria do esforço físico e no respeito entre os cidadãos, contribuindo para o desenvolvimento do indivíduo e fortalecendo a compreensão e a união entre os povos.

Um dos seus objectivos capitais é oferecer aos jovens de todo o mundo a possibilidade de alcançar o alto nível desportivo, sem qualquer tipo de discriminação. Em Angola o Olimpismo é representado pelo Comité Olímpico Angolano (COA) que foi criado em 1979, órgão que é membro do Comité Olímpico Internacional e que como Comité Olímpico Nacional organiza eventos de carácter olímpico em todo o país, bem como fiscaliza e organiza modalidades que representam o país em jogos olímpicos.

E em Angola, o Secretário Geral do COA, António Monteiro Bambino, falou em exclusivo à Rádio 5, sobre o impacto que tem a comemoração do Dia Internacional do Olimpismo para o desporto. Clique no áudio abaixo e ouça:

  • cover play_arrow

    Celebra-se hoje(23/06) dia mundial do Olimpismo. COA fala do impacto da data em Angola rna

O Secretário Geral aproveitou a ocasião para dar conta das próximas grandes realizações do COA, onde se destaca a realização em Agosto próximo, dos Jogos Olímpicos Africanos da Juventude no Egipto, e em que Angola estará presente. Clique no áudio abaixo e ouça:

  • cover play_arrow

    Celebra-se hoje(23/06) dia mundial do Olimpismo. COA fala do impacto da data em Angola rna

Editor: rna

Rate it

Notícias

CANAL A - Destaque

Grupo de Prevenção e Branqueamento de Capitais da África Oriental e Austral chega amanhã ao nosso país para uma avaliação do sistema financeiro angolano.

O Grupo de Prevenção e Branqueamento de Capitais da África Oriental e Austral chega, amanhã ao nosso país, para uma avaliação do sistema financeiro angolano. De acordo com a Angop, um total de 15 especialistas de Portugal, EUA, Botsuana, Moçambique, Maláui, Lesoto, Namíbia, Etiópia, Zimbabué, África do Sul, Tanzânia  e Quénia integram a equipa de avaliação, que tem agendados encontros com várias instituições angolanas, entre elas a Unidade de Informação […]

todayJunho 22, 2022 188 3

0%
donut_large