Angola vai participar a partir deste domingo, 20 de Março, em “Musa Dia”, em Bali, ilha da Indonésia, na 144ª Assembleia dos Presidentes dos Parlamentos da União Interparlamentar (UIP).
Neste evento, a 2ª Vice-Presidente da Assembleia Nacional, Suzana Augusta de Melo (na foto), em representação do Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade dos Dias Santos, chefia a delegação do nosso país.
Sob o lema “Chegando a Zero: Mobilizando os Parlamentos para agir nas questões das alterações climáticas”, o evento vai reunir mais de uma centena de líderes parlamentares e vice-presidentes de vários países.
O encontro tem como objectivo mobilizar os Parlamentos mundiais, para agir nas questões das alterações climáticas, à medida que se tornam cada vez mais preocupante.
A 144ª Assembleia da UIP irá discutir ainda questões como a manutenção do aumento da temperatura global, bem abaixo de 2 graus centígrados e o aumento abaixo de 1 grau centígrado.
Temas como, desenvolver a capacidade dos Estados-membros para se adaptarem aos efeitos negativos das alterações climáticas, bem como garantir financiamento disponível para o desenvolvimento sustentável, que promova a redução das emissões de gases de efeito estufa, serão abordados pelos delegados ao evento.
No encontro, haverá uma intervenção da 2ª Vice-Presidente da Assembleia Nacional, que servirá para partilhar experiências do país sobre vários assuntos em discussão.
Além da Deputada Maria Idalina de Oliveira Valente, presidente do Grupo Nacional de Acompanhamento à UIP, a delegação angolana é ainda integrada pela vice-presidente do Grupo Nacional de Acompanhamento à UIP, a Deputada Arlete Leona Chimbinda, pela Secretária do Grupo Nacional de Acompanhamento à UIP, a Deputada Isabel João Peliganga, pelo Deputado Nunda das Neves Salucombo, membro do referido Grupo Nacional de Acompanhamento, e pelo Ministro Conselheiro da Embaixada da República de Angola em Singapura, Estevão Alberto, em representação de Sua Excelência o Embaixador Daniel António Rosa, entre outros.
A União Interparlamentar é uma organização internacional dos Parlamentos dos Estados soberanos, cujo objectivo é mediar os contactos multilaterais dos Parlamentares.
Não tem carácter intergovernamental; funciona sob o sistema da Organização das Nações Unidas e o seu objectivo fundamental é obter a paz e cooperação entre os povos e a consolidação das instituições representativas através do diálogo.