1º de Agosto é o novo campeão nacional sénior feminino de basquetebol. As militares venceram na final o Interclube, por 67-60, na terceira partida do play off a melhor de cinco, em jogo disputado no Pavilhão Principal da Cidadela.
As “militares” ainda perderam no primeiro quarto (11-19), mas melhoraram a exibição no segundo período, que lhe permitiu empatar o marcador ao intervalo, por 34 pontos.
No terceiro quarto, o equilíbrio entre ambas manteve-se, mas as “rubro-negras” adiantaram-se no placar com a vantagem de sete pontos (55-48).
Já nos últimos 10 minutos, as “polícias” tentaram inverter o quadro com ligeiro ascendente, mas as “militares” voltaram a superiorizar-se na recta final terminando vitoriosa, por 67-60.
Para conquistar esta prova, o 1º de Agosto venceu o primeiro encontro (64-62), o terceiro (68-56) e agora o quarto (67-60). Averbou derrota no segundo desafio (46-49), não tendo sido necessário o recurso ao quinto jogo.
Assim, a formação da polícia foi destronada do título ganho em 2019. Em 2020 o evento não ocorreu devido à pandemia da Civid – 19.
A moçambicana Tamara Seda (1º de Agosto) foi a jogadora mais valiosa do campeonato (MVP), e a melhor nos lances livres, na sua primeira época no clube do RI20. Isabel João (Academia 1º de Agosto), melhor ressaltadora e Tatiana Miguel (Formigas do Cazenga), melhor assistente.
Classificação final:
- 1º de Agosto
- Interclube
- Núcleo do Interclube de Benguela
- Inter B
- Academia do 1º de Agosto
- Formigas do Cazenga
- Desportivo do Maculusso
- La Bomba
- Benfica do Lubango
- Académica de Malanje
Fonte: Rádio5/RNA