Os cento e trinta cidadão detidos sábado último (24/10), na sequência da manifestação serão julgados sumariamente esta segunda-feira, 26 de Outubro.
A informação foi prestada pelo Secretário de Estado do Interior, Salvador Rodrigues, que revelou que, entre os detidos estão dirigentes e militantes da UNITA. Trata-se de um grupo composto por noventa homens e três mulheres, acusados de arruaça e desobediência às autoridades angolanas, que haviam inviabilizado o protesto por forma a evitar contaminação em massa da Covud-19.
De acordo com o Secretário de Estado o Interior, a tentativa de manifestação ficou marcada por actos de enfrentamento às forças policiais, incluindo o arremesso de pedras e outros objectos, bem como a vandalização de meios públicos, colocação de barreiras na estrada e queima de pneus.
A vandalização provou ainda seis feridos, agentes da polícia nacional, a destruição de meios da corporação e de transeuntes.
Salvador Rodrigues sublinhou também que as forças policiais saíram à rua, para garantir a manutenção da ordem e tranquilidade públicas, em cumprimento ao decreto Presidencial sobre o Estado de calamidade Pública, que proíbe ajuntamento de mais de cinco pessoas. Clique no áudio, em baixo, e ouça:
Fonte: RNA