A oito de Outubro de 2006, Angola qualificava-se pela primeira vez a uma fase final do Campeonato do Mundo de futebol da primeira divisão, numa partida derradeira disputada na cidade de Kigali, Rwanda, recordou a Rádio Cinco, nesta quinta-feira, 08/10.
O relato da partida de futebol mais emocionante dos Palancas Negras, foi feito pelo Jornalista, Vaz Kinguri. Clique em baixo para recordar:
O histórico golo, e mais importante do futebol nacional foi apontado por Akwá, numa jogada cuja construção estiveram Maurito, Mantorras e Zé Kalanga, que efectuou o decisivo cruzamento para o cabeceamento de cima para baixo, de Akwá. Clique no áudio em baixo para ouvir o goleador-mor e capitão da selecção nacional, a recordar o momento:
Na campanha ao mundial, de Junho de 2006, onde os angolanos qualificaram-se, historicamente, por mérito próprio avançaram várias caravanas, nomeadamente, dos adeptos, cobertura jornalística, dirigentes, entre outros, guardando na memória um dos célebres momentos do futebol angolano, que foi coroado com outro golo histórico.Flávio Amado, apontou o único tento de Angola, num mundial de futebol, concretamente, a 21 de junho de 2006, na partida frente ao Irão. Clique em baixo para recordar:
De referir que, na fase final do mundial da Alemanha, Angola defrontou as selecções de Portugal, México e o Irão, tendo sido eliminada na primeira fase.