A República de Angola e a República Unida da Tanzânia assinaram na manhã desta quinta-feira, 16 de Fevereiro, em Addis-Ababa, dois instrumentos jurídicos que marcam o relançamento da cooperação bilateral entre os dois Estados.
Trata-se do Memorando de Entendimento sobre a criação de uma Comissão Bilateral entre o Governo da República de Angola e o Governo da República Unida da Tanzânia, e do Memorando de Entendimento sobre Cooperação entre a Academia Diplomática “Venâncio de Moura” do Ministério das Relações Exteriores da República de Angola e o Centro de Relações Exteriores Moçambique-Tanzânia do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação da África Oriental da República Unida da Tanzânia.
Foram co-signatários Téte António, Ministro das Relações Exteriores da República de Angola e Stergomena Lawrence Tax, Ministra dos Negócios Estrangeiros e de Cooperação da África Oriental da República Unida da Tanzânia.
O primeiro acordo visa estabelecer um mecanismo de consultas bilaterais a nível diplomático, a fim de promover e alargar a cooperação económica, social, científica, técnica e cultural e instituir uma
Comissão Bilateral entre os dois países.
O segundo, manter um intercâmbio activo de informação sobre os seus respectivos programas de estudo, cursos, seminários e outras actividades académicas relevantes, particularmente aqueles que se referem a práticas inovadoras que atendem às demandas actuais de capacitação.
Estes dois instrumentos jurídicos foram assinados a margem da 42ª Sessão Ordinária do Conselho Executivo da União Africana que decorre desde ontem, quarta-feira, na capital etíope.
A assinatura desses dois acordos marcam o virar de mais uma página nas relações bilaterais entre os dois países fazendo desta forma justiça a história que data desde a luta de libertação nacional.