Várias cidades do mundo assistiram esta sexta-feira a manifestações de denúncia dos efeitos nocivos das alterações climáticas e de exigência de ajudas para os países mais afectados.
O movimento Sextas-Feiras, 24 de Setembro, pelo Futuro, lançado pela jovem sueca Greta Thunberg, tinha apelado nas redes sociais a estas demonstrações, que se realizaram de Berlim a Nova Deli, no último dia da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, em Nova Iorque.
Em Berlim, os organizadores estimaram em 36 mil os participantes que desfilaram no centro da cidade, ostentando cartazes com ‘slogans’ como “A Vossa Política Mata-nos” ou “Não Há Planeta B”. Na marcha em Nova Deli, as pessoas exibiram faixas, uma das quais com a frase “Bem-vindos à Capital Mais Poluída”.
Em França, os manifestantes bloquearam a entrada das instalações do grupo Total Energies, em Lyon. O porta-voz das Sextas-Feiras pelo Futuro Pablo Flye, disse que pretenderam alertar sobre o verão de catástrofes climáticas, secas, escassez de água e calor e que não podem regressar à escola como se nada tivesse acontecido