O órgão reitor do futebol nacional em Angola, “FAF” já sorteiou a quadragésima quarta edição do campeonato nacional de futebol da 1ª divisão no país, competição que poderá ver reduzido o número de equipas, comparativamente à temporada passada em que evoluíram 16 clubes. José Neves responsável pelo Conselho Técnico Desportivo, admite que a competição poderá contar somente 12 com equipas, exactamente aquelas que cumpriram o seu processo de licenciamento no FIFA Conect em andamento, processo até aqui cumprido por apenas 7 clubes. Clique, no áudio abaixo e ouça:
O responsável diz que tem havido contactos com os distintos clubes para mudar este quadro e garantir o equilíbrio necessário que, levará à realização exitosa da competição.
A prova começa no dia 24 de Setembro, jogando-se entretanto três dias antes a 21, no Huambo, o Petro de Luanda/Desportivo da Huila para a Supertaça. Este mesmo Desportivo da Huíla que em princípio efectuará os seus jogos no Estádio Nacional da Tundavala, segundo garantiu a missão de inspecção da FAF que após o processo de fiscalização deu o esperado OK para os jogos do Girabola 2022. Para José Neves que vamos voltar a ouvir, desta falando na cidade do Lubango, o Estádio está OK e tem luz verde para albergar jogos da competição interna, depois do envolvimento de todos quantos ajudaram a melhorar as coisas. Clique, no áudio abaixo e ouça:
O alto responsável da FAF diz no entanto que há no entanto ainda aspectos a melhorar, particularmente para puder albergar competições internacionais.
Do lado dos huilanos, Ezequias Domingos, Director Administrativo do clube, agradeceu a avaliação positiva que foi feita pelo Conselho Técnico, ao mesmo tempo que prometeu melhorar ali onde for necessário. Clique, no áudio abaixo e ouça: