Angola é o grande vencedor do premio SADC de jornalismo edição 2022 nas categorias de Radio e Televisão. Já na categoria de imprensa o nosso país ficou com o segundo lugar.
O anuncio dos vencedores foi feito hoje durante a 42ª cimeira de chefes de estado e de governo da SADC que decorre na RDC.
Na categoria de radio venceu o jornalista Aristides Kito da RNA, no Kuando Kubango, com a reportagem sobre o “Impacto da praga de gafanhotos na segurança alimentar da SADC”.
Na categoria de televisão o primeiro lugar foi atribuído ao jornalista Cândido Calombe da TPA, no Zaire, com a reportagem sobre a “Importância do Rio Zaire na SADC.
Com o segundo lugar e na categoria de imprensa ficou o jornalista Jaquelino Figueiredo do Jornal de Angola, com a reportagem sobre o “Comercio transfronteiriço entre Angola e RDC/uma rota comercial procurada, mas que precisa de remover obstáculos”.
Quatro vezes campeão do premio SADC de jornalismo, 2010, 2017, 2020 e agora 2022, Aristides Kito jornalista da RNA diz que este é um reconhecimento ao trabalho de todos os jornalistas angolanos. Clique no áudio abaixo e ouça .
Já Cândido Calombe da TPA, revela estar satisfeito com esta distinção, a primeira de caracter internacional que recebe na sua carreira e diz ser um incentivo ao trabalho que tem feito. Clique no áudio abaixo e ouça :