Arranca esta segunda-feira, 01 de Agosto, em Luanda, sob o lema: “Juventude universitária, unidos participemos nas eleições gerais de 2022, a 18ª Edição do Campo Nacional de Férias dos Estudantes Universitários (CANFEU), numa organização da JMPLA.
O evento, a decorrer de 01 a 04 de Agosto, no Complexo do Futungo II, será prestigiado, na cerimónia de abertura, pelo Presidente do MPLA, João Lourenço.
Participam da presente edição do CANFEU mil estudantes universitários, provenientes das 18 províncias e do exterior do país.
O CANFEU visa o debate e incentivo dos jovens estudantes universitários para tarefas socialmente úteis, mediante o engajamento em projectos orientados para a reconstrução e ao desenvolvimento nacional, a solidariedade, com vista a recuperação de infra-estruturas sociais, económicas e ambientais, para a diminuição das carências actuais, proporcionando o bem-estar da juventude e das populações em geral.
O primeiro dia do CANFEU será dominado por uma conferência sobre o estado de desenvolvimento Socioeconómico da província de Luanda, cuja oradora será a Engª Ana Paula Chantre Luna de Carvalho.
Na ocasião, será feita a apresentação do Programa de Governo e o Manifesto Eleitoral do MPLA.
Na terça-feira, segundo dia do evento, os participantes assistem à duas conferências subordinadas aos temas: O estado do ensino superior em Angola, com prelecção da Drª. Maria do Rosário Teixeira de Alva Sequeira; e a redução da taxa de desemprego no âmbito do PAPE, a ser proferida pela Drª. Teresa Rodrigues Dias, ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS).
No mesmo dia, os jovens estudantes universitários participam de actividades desportivas e de apresentações culturais e eleição da Musa do CANFEU.
Recorde-se que o CANFEU é um evento de âmbito nacional, organizado pela JMPLA, cujo escopo de intervenção forja-se em acções de voluntariado e solidariedade, de promoção da educação para a cidadania assim como a exaltação cultural e patriótica.
Este ano o evento acontece em clima de eleições e apresenta-se como um espaço de unidade, reflexão, cidadania e diálogo juvenil, trabalho, recreação, desporto e cultura e, por conseguinte, de troca e partilha de experiências, que reúne a juventude universitária de todo o país e estudantes provenientes do exterior do país.