Uma mensagem do Presidente em Exercício da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos, João Lourenço, para o Presidente senegalês, Macky Sall, foi entregue na quinta-feira, 16/06, em Dakar, pelo Ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António.
Na missiva, o Presidente João Lourenço apresenta os passos dados, por Angola, em cumprimento do mandato da Cimeira de Malabo, e manifesta a sua preocupação em relação aos últimos desenvolvimentos da Região dos Grandes Lagos, com particular incidência à tensão verificada entre o Ruanda e a RDC.
Ao seu homólogo Macky Sall, actual Presidente em Exercício da União Africana, João Lourenço reitera a necessidade de se envidar esforços para a resolução do conflito, que tem posto em causa toda iniciativa política e diplomática levada à cabo, até a presente data.
De recordar que, na terça-feira (15/06), o Presidente João Lourenço conversou, por telefone, com o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, expressando preocupação com a tensão registada na fronteira comum entre a RDC e o Ruanda, que justificam a realização urgente de uma Cimeira tripartida em Luanda.
A tensão entre o Ruanda e a RDC agravou-se após o reinício, em Março, de combates entre o exército congolês e o Movimento rebelde (M 23), que, de acordo com Kinshasa, é apoiado pelos vizinhos ruandeses.