A partir de Julho, deste ano, o Governo angolano inicia o processo de atribuição de Carteiras Profissionais aos taxistas e moto-taxistas, no âmbito da formalização dessa actividade, anunciou terça-feira, 07/06, a Secretária de Estado da Economia, Dalva Ringote.
Intervindo no habitual encontro com jornalistas, Dalva Ringote disse que mediante uma formação intensiva, a ser ministrada a partir de 6 de Julho próximo àqueles profissionais, o Ministério dos Transportes atribuirá as primeiras carteiras a essa classe de profissionais.
A fase inicial da formação intensiva beneficiará em principio o Município de Luanda, e vai abranger dois mil profissionais, sendo mil taxistas e igual número para moto-taxistas.
Participarão deste processo de formalização, serviços como Administração Geral Tributária (AGT), Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (Inapem), Instituto Nacional do Emprego e de Formação Profissional (Inefop) e o Guiché única da Empresa (GUE).
Os taxistas e moto-taxistas representam, actualmente, uma classe considerável de agentes económicos, que ainda não contribui para as despesas do Estado.
A nível do país contam-se milhares de taxistas. Calcula-se que a maioria exerce a actividade de modo informal.