Mais de três milhões de dólares norte-americanos é o montante aprovado, para a campanha da Selecção Nacional de futebol, na fase de apuramento ao CAN de 2023, na Côte D’Ivoire.
A verba consta do contrato assinado entre o Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD) e a Federação Angolana de Futebol (FAF), e será disponibilizada em parcelas de 25 a 35 por centos.
De acordo com o presidente do órgão reitor da modalidade, Artur Almeida e Silva, trata-se de um valor suficiente para a empreitada, garantindo que não haverá necessidade de recurso a patrocínios.
Disse ser importante não haver demora no processamento dos montantes para evitar embaraços que desviem o foco da Selecção Nacional nesta fase qualificativa ao Campeonato Africano das Nações (CAN).
Por sua vez, o director nacional para os desportos, Nicolau Daniel, considerou o contrato um instrumento criado para os objectivos de Angola nesta competição.
Garantiu que os valores serão transferidos na conta FAF nos próximos dias.
A selecção nacional “Palancas Negras”, que figura no grupo E, será convocada esta terça-feira.
Angola começa a campanha de apuramento no dia 1 de Junho (17h) diante da República Centro Africana, no estádio 11 de Novembro, em Luanda.
Dia cinco do mesmo mês (17h), em Antananarivo, mede forças com o Madagáscar.
O Ghana é o outro integrante do grupo E de apuramento ao CAN ‘2023.