CANAL A - Destaque

Mais de um milhão de crianças africanas já receberam vacina da malária

todayAbril 22, 2022 320 1

Background
share close

Mais de um milhão de crianças no Gana, Quénia e Maláui já receberam pelo menos uma dose da primeira vacina contra a malária, que provou ser segura e reduzir substancialmente a forma grave da doença.

Em comunicado divulgado esta quinta-feira para antecipar o Dia Mundial de Luta contra a Malária, que se comemora na segunda-feira, a Organização Mundial de Saúde (OMS) lembra que a vacina RTS,S, que começou a ser administrada num projecto piloto no Maláui em 2019, “é segura, viável de administrar e reduz substancialmente a mortífera malária grave”.

Na sequência desta conclusão, a OMS recomendou, em Outubro do ano passado, a extensão da sua utilização em crianças que vivam em regiões com transmissão da malária moderada a elevada.

A RTS,S, que levou a uma redução de 30% nas hospitalizações por malária grave, foi a primeira vacina que demonstrou ser capaz de reduzir a malária em crianças.

Se for amplamente administrada, a vacina poderá salvar as vidas de mais 40 a 80 mil crianças africanas por ano, estima a organização.

A malária é uma doença provocada por um parasita transmitido pela picada de um mosquito e mata centenas de milhares de pessoas no mundo, sobretudo em África e maioritariamente crianças com menos de 5 anos.

A agência das Nações Unidas para a Saúde sublinha hoje que a Aliança Global para as Vacinas (Gavi) já garantiu mais de 155 milhões de dólares (142 milhões de euros) para apoiar a introdução, aquisição e entrega da vacina em países elegíveis na África subsaariana

Editor: RNA

Rate it

Notícias

CANAL A - Destaque

Rússia sanciona norte-americanos, incluindo Zuckerberg e Kamala Harris

A Rússia proibiu hoje 29 políticos, personalidades dos `media` e empresários norte-americanos de entrar no seu território, em retaliação às sanções impostas por Washington contra Moscovo, por causa da invasão da Ucrânia. Entre as pessoas visadas por esta medida, cuja lista foi publicada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, incluem-se o líder da empresa de tecnologias de informação Meta, Mark Zuckerberg, e a vice-Presidente norte-americana, Kamala Harris. A Rússia […]

todayAbril 22, 2022 182

0%
donut_large