Numa nota distribuída em Luanda, o Ministério da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria lamenta a morte do tenente-general reformado Rafael Moracem Limonta, ocorrido nesta Sexta Feira em Havana, Cuba.
A mensagem de condolências assinada pelo ministro João Ernesto dos Santos faz saber que o malogrado general Moracem, também conhecido nas lides militares angolanas por “Humberto Tira Fuzil”, foi um profissional militar das Forças Armadas Revolucionárias de Cuba que muito jovem integrou a caravana chefiada pelo internacionalista Ernesto Che Guevara em digressão libertadora por África em 1965.
Por ordem do líder da revolução cubana Fidel de Castro Ruz, permanece em Angola integrado ao grupo de instrutores de guerrilha do MPLA na segunda região político-militar em Cabinda.
Após a independência, Moracen regressa no contingente da Missão Militar Cubana.
Em 2014, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à patria angolana, particularmente ao processo de libertação nacional contra o colonialismo e a consolidação da estrutura organizacional das então FAPLA, a Assembleia Nacional
atribui-lhe a condição de cidadão nacional.