CANAL A - Destaque

SADC aprova USD 1,4 milhão para Centro de Operações Humanitárias

todayMarço 20, 2022 595

Background
share close


A Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) aprovou, na noite de sábado, um montante de 1,4 milhão de dólares para tornar funcional o Centro de Operações Humanitárias (SHOC), com sede em Nacala, Moçambique.

O valor foi aprovado durante o Conselho de Ministros da organização e deverá servir para as actividades “provisórias de início” do funcionamento do Centro, num período de três anos (2022 a 2025).

Com esse passo, a organização pretende coordenar de forma antecipada as resposta aos riscos de desastres naturais que vão se tornando frequentes na região.

Nos últimos anos a região austral de África tem estado a registar um aumento na frequência, magnitude e impacto de ciclones, secas e inundações que ameaçam reverter os ganhos de desenvolvimento.

SADC aprova orçamento 2022-2023

No encontro, que teve lugar em Lilongwe, no Malawi, a SADC também aprovou o Plano Corporativo Anual e o orçamento da organização para o Ano Financeiro de 2022/2023, cujo valor não foi divulgado.

Trata-se de documentos para apoiar a implementação das prioridades da SADC, nos termos do Plano Indicativo de Desenvolvimento Estratégico Regional (RISDP) para o período 2020-2030.

No encontro, em que Angola esteve representada por uma delegação encabeçada pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, foi discutida a situação da pandemia Covid-19, incluindo o estado da vacinação na região.

Relativamente à Covid-19, os membros do Conselho concordaram que não devem baixar a guarda na resposta colectiva, garantindo, entre outros, um acesso equitativo às vacinas, ao mesmo tempo que devem tomar medidas para enfrentar o desafio da hesitação e do cepticismo vacinal entre a população regional.

Roteiro de Industrialização da SADC

O comunicado final refere que a reunião, que decorreu sexta-feira e sábado, analisou também o estado de implementação da Estratégia e Roteiro de Industrialização dos países membros da organização para 2015-2063.

Esta, prossegue o documento, é uma agenda padrão para impulsionar a industrialização e o comércio, reconhecendo que a transformação económica e o desenvolvimento dependem de uma região industrializada e integrada.

A SADC defende uma ligação económica forte em que se verifica o aumento do comércio intra-regional na base da interligação dos mercados dos Estados membros.

Por último, o Conselho de Ministros elogiou os Estados membros, pela solidariedade e apoio ao destacamento da Missão da SADC em Moçambique (SAMIM), que está a resultar na melhoria da situação em Cabo Delgado.

O documento sublinha, que no caso de Cabo Delgado (Moçambique), os deslocados internos estão a regressar às suas casas e a retomar as suas vidas normais.

Integram a SADC a África do Sul, Angola, Botswana, Ilhas Comores, República Democrática do Congo, Lesotho, Madagáscar, Malawi, Maurícias, Moçambique, Namíbia, Seychelles, Eswatíni, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe.

 

Editor: RNA

Rate it

Notícias

CANAL A - Destaque

Catorze mortos em campo de refugiados na RDC

Catorze pessoas deslocadas, incluindo sete crianças, foram mortas no sábado num ataque de milícias num campo de refugiados em Ituri, no nordeste da República Democrática do Congo (RDC), informou hoje a Cruz Vermelha local. "Os milicianos da Codeco (Cooperativa para o Desenvolvimento do Congo) entraram em Drakpa, onde mataram com catanas", disse à AFP Jean D'Zba Banju, líder de um grupo de aldeias, em Ndo Banju, no território de Djugu […]

todayMarço 20, 2022 247

0%
donut_large