Os clientes bancários já vão poder levantar diariamente 100 mil nos multicaixa a partir de sexta-feira, 7 de Janeiro. A medida consta de um novo instrutivo de BNA, que autoriza ainda o levantamento de 50 mil Kwanzas com o mesmo cartão, mas só nos terminais de pagamento automático vulgo TPA. O Administrador Executivo da EMIS, empresa gestora do sistema interbancário, Joaquim Caniço, afirma que o levantamento dos cem mil Kwanzas será por via de três procedimentos. Joaquim Caniço, esclarece que os multicaixa estão a ser preparados para operacionalizar os novos procedimentos de levantamento de dinheiro. Saiba mais, no áudio abaixo:
E o Especialista em Direito Fiscal, Silvestre Francisco, avança que está é uma medida que acarrecta consigo alguns riscos. Saiba mais, no áudio abaixo:
o instrutivo do BNA fixa também a cobrança de algumas taxas para caso de consulta de saldo e levantamento de dinheiro através de TPA. E o Economista Mário Bernardo, esclarece que a cobrança de comissões visa fazer face aos custos que os bancos têm com a emissão dos cartões multicaixa. Saiba mais, no áudio abaixo:
O Economista Mário Bernardo, diz ainda que os proprietários de TPA, não terão como cobrar para além do valor estabelecido por lei em caso de levantamento de dinheiro. Saiba mais, no áudio abaixo: