A República de Angola foi eleita membro do Comité Consultivo para Questões Administrativas e Orçamentais da Assembleia Geral da ONU, para o triénio 2022-2024. O feito repete-se pela segunda vez consecutiva, em que a República de Angola conseguiu fazer eleger, por aclamação, a candidatura do Conselheiro Makiese Kinkenda Augusto, diplomata experimentado, com mais de 17 anos de carreira.
A ACABQ, sigla em inglês, é um órgão subsidiário da Quinta Comissão da Assembleia Geral, entidade competente pela gestão dos recursos humanos, materiais e financeiros do Secretariado das Nações Unidas, suas Agências Especializadas, Escritórios e Representações da ONU pelo mundo.
Responsável pela programação, gestão, aprovação, revisão, exame e avaliação dos custos e despesas do orçamento geral, regular e extraordinário da Organização das Nações Unidas.
A ACABQ define e aprova os orçamentos anuais e dos recursos humanos, de todas operações de manutenção de paz e missões políticas da ONU, bem como os orçamentos da sede da organização em Nova Iorque, e dos Centros de genebra, Viena, Nairobi, Roma, Bangkok, Santiago, Washington, entre outros.
A eleição ocorreu a 9 de Novembro, durante a sétima sessão plenária da quinta comissão da Assembleia Geral.