
A Bodiva anulou a negociação das suas acções e cancelou todas as ordens que se encontravam activas, após a negociação desta segunda-feira, por identificar irregularidades na operação.
De acordo com uma nota tornada pública, a Bodiva, enquanto entidade gestora dos mercados regulamentados, detetou uma operação sobre as acções da Bodiva do tipo self-trade, o mesmo investidor figurou ao mesmo tempo como comprador e vendedor, criando uma falsa
ilusão de compra e venda.
No entanto, a Bodiva diz que este procedimento irregular d sujeita a analise por si. A Bodiva esclarece igualmente que a operação foi executada ao preço de 118 mil kwanzas por acção e originou uma variação de 24,21 por cento face ao preço de referência.
A Bodiva diz também que face ao impacto que teve na formação do preço, foi submetida a analise com vista a adopção de medidas necessárias para assegurar a regularidade da negocia. Entretanto, o especialista em mercado de Bolsas, Mário Bernardo, diz que a medida da Bodiva é a mais acertada para assegurar a sustentabilidade e a transparência da bolsa angolana. Clique no áudio abaixo e ouça:
Mário Bernardo, avança ainda que a Bodiva precisa continuar a adoptar medidas para assegurar a reputação da bolsa angolana. Clique no áudio abaixo e ouça:
I