Angola dá passos para mais uma de vitória da diplomacia angolana com a cultura a protagonizar o momento. Trata-se do material da candidatura do Semba no género música e dança à Património Cultural da Humanidade da UNESCO. A Directora Geral do Instituto Nacional do Património Cultural, Cecília Gourgel assegura que Angola consta de uma lista de 64 arquivos em tratamento para o ciclo de 2026, que serão examinados por um Comité da UNESCO entre Novembro e Dezembro deste ano. Clique no áudio abaixo e ouça:
Semba no género música e dança, vai a apreciação este ano para sua elevação a património cultural da humanidade. Para Eliseu Major crítico cultural, este momento é demonstração de um trabalho diplomático e técnico bem conseguido do governo angolano. Eliseu Major sinalizou também o trabalho de casa dos especialistas angolanos e da abertura do processo a todos os segmentos do país. Feito este caminho, o crítico cultural Eliseu Major não tem dúvidas, o semba nas suas vertentes música e dança vai ser elevado a património cultural da humanidade. Clique no áudio abaixo e ouça:
E o jornalista e crítico cultural, Manuel Ribeiro, olha para o grande interesse manifestado por gente de outras paragens do mundo pelo semba sobretudo na sua verte dança, para encontrar um bom elemento para a sua elevação a património cultural da humanidade. Clique no áudio abaixo e ouça: