C.Internacional - Destaque

Donald Trump promete fazer “tudo o que for possível” para garantir que Israel e o Hamas cumpram o plano de paz para Gaza

todayOutubro 7, 2025 19

Background
share close

“Faremos tudo o que for possível. Temos muito poder e faremos tudo o que for possível para garantir que todos cumprem o acordo”, assegurou Donald Trump, durante uma reunião na Casa Branca com o primeiro-ministro canadiano, Mark Carney.

A declaração surgiu depois de perguntas dos jornalistas sobre as garantias dadas por Washington aos países árabes de que Israel não vai retomar a ofensiva na Faixa de Gaza depois da libertação dos reféns pelo movimento islamita palestiniano Hamas.

Na segunda-feira, Israel e o Hamas iniciaram, no Egipto, negociações para implementar o plano de 20 pontos apresentado por Trump.

A proposta prevê o fim imediato da ofensiva israelita, a libertação de todos os reféns em troca de prisioneiros palestinianos, o desarmamento do Hamas e a formação de um governo tecnocrático de transição na Faixa de Gaza.

O plano norte-americano contempla também, a longo prazo, o arranque de negociações para a criação de um Estado palestiniano, uma hipótese rejeitada pelo primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu.

As conversações coincidem com o segundo aniversário dos ataques do Hamas em Israel, a 07 de outubro de 2023, nos quais foram mortas 1.200 pessoas e 250 foram feitas reféns.

A ofensiva israelita lançada em resposta causou, até agora, mais de 67.000 mortos em Gaza, segundo fontes locais e agências humanitárias.

Editor: Juliana Nunes

Rate it

Notícias

C.Internacional - Destaque

Israel e o Hamas mais próximos de um acordo para pôr fim ao conflito que faz hoje dois anos

Israel e o Hamas estão mais próximos de um acordo para pôr fim a dois anos de conflito. As negociações indirectas entre as duas partes estão no bom caminho. A primeira ronda de negociações sobre Gaza entre o Hamas e Israel foi concluída nesta segunda-feira. “O clima geral é positivo”, disseram fontes próximas aos mediadores egípcios e do Hamas, enquanto o secretário-geral da ONU, António Guterres, apelou ao fim “imediato […]

todayOutubro 7, 2025 44 3

0%
donut_large