A 8ª jornada dos distintos grupos, na busca da qualificação pela zona Africana ao Mundial do próximo ano na América do Norte, EUA, México e Canadá. São vários os técnicos nacionais que têm os dias contados à testa das respetivas selecções nacionais e isso após os resultados menos bons que alcançaram nessa jornada 8.
Esta terça-feira no final do desafio RDC 2/3 Senegal, a direcção da FECAFFOT, a Federação Congolesa de Futebol reuniu-se de emergência com o técnico francês, Sebastien Desabre. Sobre a mesa estiveram interrogações como, a vencer por 2/0 o Senegal como a seleção a jogar em casa acabou por perder por 2/3, o que faltou e porquê que o treinador apenas efetuou três substituições quando tinha direito a mais duas.
Outro técnico que tem os dias contados é o alemão Micahel Nees do Zimbabwé, selecção que perdeu em pleno Estádio Nacional de Harare por 0/1 com o Rwanda e ocupa os últimos lugares do seu grupo.
Outra selecção na eminência de perder o seu técnico principal é a Nigéria, que ocupa o modesto 3º lugar do seu grupo e com apenas 11 pontos. Os nigerianos que vinham de duas derrotas, venceram de forma tangencial em casa e não passaram de um empate com a África do Sul. Também estão na corda bamba os técnicos das selecções nacionais da Zâmbia, da República da Guiné, do Mali, da Guiné Equatorial, todas estas selecções que perderam os seus jogos em casa e estão longe da qualificação ao Mundial do próximo ano.
Nunca é demais recordar que os Palancas Negras despediram-se com vitória de 3/1 sobre as Ilhas Maurícias nos jogos em casa. Para o mesmo grupo Cabo Verde recebeu e venceu na cidade da Praia os Camarões por 1/0, ao passo que os líbios receberam e venceram por 2/0 Eswatini.
Na próxima jornada, a 9ª, a disputar-se nos dias 08, 09 e 10 de Outubro, teremos os jogos:
Eswatini/Angola, Líbia/Cabo Verde e Ilhas Maurícias/Camarões
Até agora somente estão apuradas por África, duas selecções, a do Marrocos no grupo E, e, a da Tunísia no H.