O Serviço de Investigação Criminal – SIC deteve, nesta quinta-feira, 7 de Agosto, dois cidadãos estrangeiros, supostamente de nacionalidade russa, identificados como Ígor Racthin, de 38 anos, e Lev Lakshtanov, de 64 anos, por fortes indícios da prática dos crimes de associação criminosa, falsificação de documentos, terrorismo e financiamento ao terrorismo.
Segundo uma nota do SIC, os detidos são acusados de recrutar e financiar cidadãos nacionais para a produção de material de propaganda e difusão de informações falsas nas redes sociais, bem como para a promoção de manifestações e actos de pilhagem.
A investigação em curso apurou que ambos mantêm ligações com organizações criminosas internacionais que actuam em África, dedicadas à elaboração de estratégias de desinformação e propaganda nas redes sociais em países em fase de pré-campanha ou campanha eleitoral, legislativa ou presidencial, visando a mudança de regimes legalmente estabelecidos e a alteração da ordem pública.
O SIC confirmou a participação directa dos detidos em associação criminosa com cidadãos nacionais já presos. Na micro-operação realizada, foram apreendidos diversos meios de prova, incluindo computadores de várias marcas, cartões de memória, discos rígidos externos, pen drives, vários telemóveis, cartões SIM, documentos diversos e recibos de transferências financeiras relacionadas com a actividade criminosa. Foram igualmente apreendidos valores monetários em dólares norte-americanos, kwanzas e rublos (moeda russa).
As autoridades procuram agora outros suspeitos já identificados, que terão recebido montantes em dólares e kwanzas para financiar manifestações nas províncias de Luanda e Benguela.
Concluídas as formalidades legais, os cidadãos detidos serão presentes ao Ministério Público, enquanto as diligências prosseguem no âmbito do processo.