O avião, um Embraer 190, viajava entre Baku, capital do Azerbaijão, e Grozny, capital da república russa caucasiana da Chechénia, segundo a Azerbaijan Airlines.
O aparelho caiu perto da cidade portuária de Aktau, adiantou o Ministério para Situações de Emergência do Cazaquistão.
Dos 67 ocupantes do aparelho, 28 sobreviveram: 26 foram hospitalizadas e dez estão em estado grave.
Após a queda, “o avião incendiou-se”, disse o Ministério das Situações de Emergência do Cazaquistão, especificando que tinha enviado 150 socorristas para o local.
Segundo a Azerbaijan Airlines, 62 passageiros e cinco tripulantes seguiam a bordo do avião, que “fez uma aterragem de emergência” a cerca de três quilómetros de Aktau.
“De acordo com as informações iniciais, estavam 37 cidadãos azeris, seis cidadãos cazaques, três cidadãos quirguizes e 16 cidadãos russos” a bordo do avião, disse o Ministério dos Transportes do Cazaquistão.
O presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, que chegou à Rússia na quarta-feira para participar numa cimeira informal de líderes da Comunidade de Estados Independentes (CEI) perto de São Petersburgo com Vladimir Putin, decidiu interromper a sua visita e regressar com urgência ao Azerbaijão.
Ainda não foi identificada a causa deste acidente. A Azerbaijan Airlines alegou inicialmente que o avião tinha atingido um bando de pássaros, tendo retirado posteriormente essa informação.
De acordo com o serviço Flightradar24, que rastreia os movimentos das aeronaves em tempo real, o avião atravessou o Mar Cáspio, desviando-se da sua rota normal, antes de circular sobre a zona onde caiu.