CANAL A - Destaque

EUA anunciam fundo de 229.000 dólares para reabilitação do Museu da Escravatura em Luanda

todayDezembro 3, 2024 69 1 5

Background
share close

O Governo norte-americano anunciou esta terça-feira  um fundo de 229.000 dólares para reabilitação do Museu Nacional da Escravatura e o seu apoio à candidatura do corredor do Kwanza, rota por onde passaram milhões de escravos, a Património Mundial.

O anúncio surge no dia que o Presidente norte americano, Joe Biden,  visitou o Museu Nacional da Escravatura.

Em 1619, um navio que transportava africanos escravizados capturados em Angola e obrigados a marchar através de uma rota conhecida como Corredor do Kwanza desembarcou em Hampton, Virgínia, estimando-se que existam atualmente cerca de 12 milhões de americanos de ascendência angolana.

“Os Estados Unidos apoiam a candidatura de Angola do Corredor do Kwanza à lista de Património Mundial da UNESCO, como forma de olhar para o futuro, de restabelecer laços culturais e de celebrar a riqueza e a beleza de Angola”, refere-se numa nota do Governo norte-americano em que anuncia uma subvenção de 229.000 dólares para apoiar o restauro e a conservação da Residência Álvaro de Carvalho Matoso, de 1786, edifício que alberga o Museu Nacional da Escravatura.

Fundado em 1977, o museu “oferece uma programação que promove uma mensagem de harmonia, humanismo e respeito pelos direitos humanos” e os fundos serão utilizados para o restauro das galerias exteriores e interiores do edifício, segundo o Governo norte-americano.

 

Editor: Estanislau Garcia

Rate it

Notícias

CANAL A - Destaque

Presidente João Lourenço quer ver marcas norte-americanas no reequipamente e modernização das FAA e trabalho estratégico com maior potência mundial na atração de novos investimentos para Angola

Hoje primeiro dos três dias de estadia em Angola, o Presidente norte-americano manteve um encontro com o Presidente João Lourenço. O Presidente angolano espera dos dois países trabalho para a atracção do investimento directo americano para Angola. O Presidente João Lourenço espera ver marcas norte-americanas no programa de reequipamento e modernização das FAA, num claro sinal do incremento da cooperação no sector da defesa e segurança. O Presidente João Lourenço, […]

todayDezembro 3, 2024 38 1

0%
donut_large