O Ministério da Energia e Águas assina na próxima semana, na República da Namíbia, a um acordo no âmbito da Construção e Exploração do Aproveitamento Hidroeléctrico Binacional de Baynes.
Além da produção de electricidade, o projecto vai propiciar o desenvolvimento das regiões Sul de Angola e Norte da Namíbia nos sectores da agricultura, pecuária, turismo e criação de emprego.
Com a implementação do Projecto, os dois países vão criar novas oportunidades de negócios no âmbito do sector industrial e dos transportes, durante a fase de construção, com especial destaque para o Porto do Namibe e a indústria nacional de produção de cimento e materiais de construção, bem como do sector dos transportes ferroviário e rodoviário nacional.
O Aproveitamento Hidroeléctrico Binacional de Baynes situa-se no rio Cunene, no trecho internacional fronteiriço entre a República de Angola e a República da Namíbia, a cerca de 48 km a jusante das quedas de Epupa e 200 km a jusante de Ruacaná, no local em que o rio atravessa o desfiladeiro de Baynes.
A Hidroeléctrica de Baynes terá uma potência instalada de 860 MW, com 4 unidades de 215 MW, sendo 430 MW para Angola e 430 MW para a Namíbia, estando garantido o reforço da integração da rede eléctrica de Angola na rede eléctrica da região austral de África.