C.Internacional - Destaque

União Europeia defende solução diplomática para o conflito no Leste da RDC

todayMarço 7, 2024 56

Background
share close

A União Europeia, descarta solução militar para as hostilidades no Leste da República Democrática do Congo, o reforço de meios militares e o uso de misseis solo-ar avançados e de drones constituem uma escalada que coloca cada vez mais em perigo a situação, segundo indica um comunicado da UE.

A UE declarou, no mesmo documento, que a atual crise agrava ainda a situação humanitária, em particular em torno de Sake e Goma, em Kivu-Norte, expondo milhões de pessoas a atos de violação dos direitos humanos, nomeadamente a privação de liberdade de deslocação e a violência baseada no sexo.

Porém, reafirma o seu apoio infalível aos processos de Luanda, Angola e de Nairobi, Quénia.

Reiterou que não há solução militar para esta crise, mas que só uma solução política.

Segundo a EU, a solução deve ser encontrada através de um diálogo inclusivo entre a RDC e o Rwanda para tratar as causas profundas do conflito, a fim de implementar decisões tomadas no quadro das iniciativas de paz regionais e garantir o respeito pela soberania, unidade e integridade territorial de todos os países da região, lê-se no mesmo documento.

Editor: RNA

Rate it

Notícias

CANAL A - Destaque

Angola e Estónia relançam hoje cooperação no domínio da governação digital e modernização administrativa

O Presidente da Estónia, Alar Karis, inicia, esta quinta-feira, 7 de Março, uma visita oficial de 48 horas a Angola, a convite do Chefe de Estado, João Lourenço. De acordo com um comunicado de imprensa do Ministério das Relações Exteriores, Alar Karis chega hoje esta tarde a Luanda, e será recebido no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro pelo Ministro das Relações Exteriores, Téte António. Angola e a Estónia assinaram, em […]

todayMarço 7, 2024 120

0%
donut_large