O Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, endereçou sexta-feira, 30 de Outubro, ao seu antecessor José Eduardo dos Santos, sentimentos de pesar, pela morte do genro, Sindika Dokolo, casado com a empresária Isabel dos Santos.
“Manifesto os mais profundos sentimentos de pesar, ao Presidente José Eduardo dos Santos, pela morte trágica de seu genro Sindika Dokolo, cuja notícia surpreendeu a sociedade angolana”, escreveu João Lourenço, na sua conta do Tweeter.
O empresário congolês, casado com a filha de José Eduardo dos Santos, morreu quinta-feira (29), no Dubai, aos 48 anos, num acidente de mergulho.
Sindika Dokolo era conhecido, por ser um dos rostos da oposição na República Democrática do Congo, e um dos promotores do regresso da arte africana exposta na Europa, reparando aquilo que considerava ser uma consequência da colonização do continente.
Nascido no antigo Zaíre, a 16 de Maio de 1972, actual RDC, Sindika Dokolo iniciou a sua colecção de arte quando tinha 15 anos de idade.
Em Outubro do ano passado, a sua Fundação comprou e repatriou, para Angola, vinte peças de arte que tinham sido levadas de Museus angolanos, para colecções estrangeiras.