Produtores nacionais apelam a diminuição do Imposto Especial de Consumo, IEC, e o Imposto de Valor Acrescentado, IVA, bem como o ajuste de outros que estão a provocar o encarecimento de alguns produtos, reportou a RNA, quinta-feira, 28/10.
Esta situação, segundo as fabricantes que operam em Angola está a fazer com que o consumo da população diminua, algumas linhas de produção sejam encerradas, e trabalhadores sejam dispensados, aumentando o desemprego.
A Direcção da Associação dos industriais de bebidas revelou à Reportagem da RNA, que apesar da crise alguns empreendimentos que actuam no sector têm fugido o fisco, colocando em circulação bebidas à preços mais baixos sem pagar as devidas taxas ao Estado.
“Nós últimos anos há, realmente, uma redução do poder de compra do consumidor final, mudam-se os hábitos, tendo em conta este poder de compra…com facto da desvalorização, porque tem havido ainda alguma matéria – prima que é importada e que encarece também o produto final, disse Ágata Russel, da referida Associação.