
O Ministério da Saúde (MINSA) reforçou, hoje o sistema de saúde pública com a aquisição e distribuição de mais de 10 mil kits de medicamentos essenciais, destinados a unidades sanitárias de todo o país. A cerimónia de recepção dos meios decorreu nas instalações da Central de Compras e Aprovisionamento de Medicamentos e Meios Médicos (CECOMA), em Luanda.
A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, afirmou que esta acção representa a continuidade do compromisso do Executivo com a promoção da saúde e o bem-estar das populações, sobretudo nas zonas mais remotas.
Do total de kits adquiridos, mais de 3 mil foram financiados pelo Banco Mundial. Além dos medicamentos, a entrega inclui motorizadas e equipamentos informáticos, que visam melhorar a logística, a gestão e a eficiência dos serviços de saúde.
“São medicamentos utilizados fundamentalmente nos cuidados primários postos, centros de saúde e hospitais municipais para o tratamento das doenças mais prevalentes nestes níveis”, destacou a ministra.
Sílvia Lutucuta sublinhou ainda que esta acção contribuirá para garantir o acesso ao tratamento atempado das doenças mais comuns, modernizar os serviços e alcançar crianças que ainda não receberam nenhuma dose de vacina conhecidas como “Zero-Doses”.