CANAL A - Destaque

Parlamento aprova na generalidade alterações à Lei do Registo Eleitoral Oficioso

todayAbril 23, 2025 34

Background
share close


A Assembleia Nacional aprovou, esta quarta-feira, na generalidade, duas propostas legislativas que visam alterar a Lei do Registo Eleitoral Oficioso. As iniciativas partiram do Grupo Parlamentar da UNITA e do Titular do Poder Executivo, tendo ambas seguido para discussão na especialidade.

O projecto de lei da UNITA foi aprovado por unanimidade, com 175 votos a favor, enquanto a proposta do Executivo obteve 108 votos favoráveis e 67 abstenções, sem votos contra.

Durante o debate em plenária, a UNITA apontou fragilidades no actual regime de registo eleitoral, destacando a centralização do processo nas mãos do Executivo, a ausência de fiscalização independente, falhas na actualização dos dados eleitorais e a exclusão de cidadãos devido a dificuldades no acesso ao Bilhete de Identidade.

O deputado Ireno Nambalo, do MPLA, defendeu a proposta do Executivo, destacando as vantagens da automatização do registo, a redução de custos e a ampliação do acesso ao voto, especialmente nas zonas mais remotas.

Já o deputado Benedito Daniel, do PRS, questionou a eficácia das campanhas de massificação do Bilhete de Identidade, sublinhando os obstáculos logísticos que continuam a dificultar o acesso ao documento essencial para o registo.

Nas declarações de voto, Félix Simão Lucas, da UNITA, justificou a abstenção do seu grupo à proposta do Executivo, afirmando que a decisão visa permitir um debate mais técnico e construtivo na especialidade. Por sua vez, Esteves Carlos Hilário, do MPLA, reafirmou o compromisso do partido com o fortalecimento da democracia e a construção de consensos.

As propostas seguem agora para a discussão na especialidade, onde se espera um debate mais aprofundado e técnico, com vista ao aperfeiçoamento da legislação eleitoral em Angola.

Editor: Carla Quipungo

Rate it

Notícias

CANAL A - Destaque

Mais de 500 mil candidaturas registadas no portal do Governo para concursos públicos em Angola

Mais de 500 mil candidaturas foram submetidas no portal sepe.gov ao para os concursos públicos destinados aos Ministérios da Agricultura, Educação, Juventude e Desportos, Transportes, bem como para o Mausoléu Agostinho Neto e o Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDF). A informação foi avançada nesta quarta-feira durante uma conferência de imprensa realizada pelo Conselho de Administração da Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAPP). Jornalista Martinho Chingue . Clique no […]

todayAbril 23, 2025 85 2

0%
donut_large