O actor norte-americano Val Kilmer, protagonista de sucessos de bilheteira como “Top Gun”, “The Doors” e “Batman” morreu em Los Angeles aos 65 anos, confirmou a filha.
Mercedes Kilmer confirmou à agência Associated Press que o pai tinha sido diagnosticado com cancro na garganta em 2014 e conseguiu recuperar, mas morreu esta terça-feira em Los Angeles, em consequência de uma pneumonia, rodeado pela família e amigos.
“Portei-me mal. Comportei-me corajosamente. Para alguns, comportei-me de forma bizarra. Não nego nada disto e não me arrependo de nada, porque perdi e encontrei partes de mim que nunca soube que existiam”, afirma no final de ‘Val’, o documentário de 2021 sobre a sua carreira. “E sinto-me abençoado.”
A carreira cinematográfica de Val Kilmer atingiu o apogeu no início dos anos 90, quando empunhou as pistolas de Doc Holliday, ao lado de Kurt Russell e Bill Paxton em “Tombstone”, de 1993, para depois protagonizar o fantasma de Elvis em “True Romance” e em seguida um perito em demolições de bancos no filme de Michael Mann “Heat”, de 1995, ao lado de Al Pacino e Robert De Niro.
“Top Gun: Maverick”, em 2022, foi o último papel como actor.