O Presidente da República, João Lourenço, lamenta a morte de Sam Nujoma, antigo Presidente da Namíbia, ocorrida ontem (8) por doença, aos 95 anos.
Numa mensagem enviada ao seu homólogo namibiano, Namolo Mbumba, João Lourenço considera que a morte de Sam Nujoma deixa um vazio irreparável.
“Perante este infausto acontecimento, quero em nome do Executivo angolano e no meu próprio, apresentar a Vossa Excelência e ao Povo namibiano, as nossas mais sentidas condolências pelo passamento físico de tão importante personalidade, ciente do vazio irreparável que deixará no Vosso País, para o qual colocou todas as suas energias e experiência na edificação de uma nação forte, democrática e com bases sólidas no caminho do progresso, da prosperidade e bem-estar do povo namibiano”.
O Presidente angolano destacou a importância de Sam Nujoma para a consolidação da SADC.
“A sua experiência, conhecimentos e sagacidade foram fundamentais para que ao nível da SADC, se impulsionassem as iniciativas que ajudaram a dinamizar a instituição e a reforçar o seu papel catalisador da integração regional e do desenvolvimento da zona austral do continente”, lê-se na mensagem de João Lourenço.