C.Internacional - Destaque

Daniel Chapo assume a Presidência de Moçambique: “Ouvimos as vossas vozes durante as manifestações”

todayJaneiro 15, 2025 58

Background
share close
Diante de 2.500 convidados na Praça da Independência, em Maputo, Daniel Chapo tomou esta quarta-feira posse como quinto presidente da República de Moçambique.
No primeiro discurso após a investidura, Daniel Chapo considerou que é o “início de uma nova fase” da “jornada de consolidação” e da construção de uma “nação soberana e próspera”.
A tomada de posse do quinto presidente da República de Moçambique marca o “início de uma nova fase da nossa jornada de consolidação, da construção de nação soberana e próspera”.

Admitindo que pretendia deixar uma mensagem de esperança para o país, Chapo afirmou que o “diálogo com as forças políticas será sempre franco, honesto e sincero”, tendo como “prioridade das prioridades” a estabilidade política.

“Hoje dirigimo-nos a cada um dos moçambicanos, não como um presidente distante, mas como um filho desta terra, onde sentimos, vivemos e partilhamos as nossas angústias”, continuou, sublinhando que Moçambique está a passar “por muitas angústias” e não pode ignorar os desafios, como a fome, o desemprego, a crise na Função Pública.

“Ouvimos as vossas vozes, antes e durante as manifestações. E continuaremos a ouvir, mesmo em momentos de estabilidade”.

Falando ainda de desafios como a corrupção, Chapo considerou que Moçambique não pode continuar a “ser refém” de “todos os vícios e desvios da boa conduta exigida aos servidores públicos”.
Dirigindo-se aos moçambicanos, o novo presidente quis falar das “mudanças importantes” que vão transformar o modo como o Governo “vai funcionar, colocando o povo no centro de todas as decisões”.

“Vamos ajustar as velas do nosso barco, para que ele navegue com mais eficiência, menos desperdício e sobretudo com mais atenção e cuidado para cada moçambicano. Por isso, vamos ter um Governo mais eficaz”,
afirmou, acrescentando que uma das primeiras mudanças será a redução do Executivo, “começando com a redução de ministérios, ministros e eliminação de secretarias de Estado equiparados aos ministérios”.


Segundo Daniel Chapo, estas alterações vão “direccionar o dinheiro para onde realmente importa: Educação, Saúde, Agricultura, Água, Energia, Estradas, para melhoria de vida do povo”.

Para terminar, Daniel Chapo afirmou: “o futuro de Moçambique está nas nossas mãos”.

“Hoje, mais do que nunca, precisamos de união, coragem e determinação. Não será uma jornada fácil, mas temos de ter plena confiança na força do povo moçambicano, da nossa unidade nacional, que é o segredo do nosso sucesso”, disse.

Formado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, em 2000, Daniel Francisco Chapo nasceu em Inhaminga, província de Sofala, centro de Moçambique, a 6 de janeiro de 1977, sendo por isso o primeiro presidente da República nascido já depois da independência do país (1975).

O Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida esteve na cerimónia de posse de Daniel Chapo em representação do Chefe de Estado angolano, João Lourenço.

Editor: Estanislau Garcia

Rate it

Notícias

CANAL A - Destaque

Empresas de exploração diamantífera na Luanda Norte vão ter a partir de agora um plano anual de responsabilidade social

Empresas de exploração diamantífera na Luanda Norte, vão ter a partir de agora um plano anual de responsabilidade social conjunto, virado as populações da região onde são explorados diamantes. A governadora Filomena Miza, diz estar preocupada com a situação social das famílias que habitam nessas zonas. A Reportagem e com a Jornalista  Filomena Mununga a partir do Dundo. Clique no áudio abaixo e ouça:  

todayJaneiro 15, 2025 16

0%
donut_large