C.Internacional - Destaque

Américo Ramos empossado primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe

todayJaneiro 14, 2025 21

Background
share close

O ex-ministro das Finanças Américo D`Oliveira dos Ramos foi hoje empossado primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, tendo prestado juramento diante do Presidente e demais titulares dos órgãos de soberania.

“Juro por minha honra, cumprir e fazer cumprir a Constituição e as leis, defender a independência nacional, promover o progresso económico, social e cultural do povo santomense, e desempenhar com toda lealdade e dedicação as funções que me são confiadas”, jurou Américo Ramos no salão nobre do Palácio do Povo.

Além do chefe de Estado, Carlos Vila Nova, o acto foi testemunhado, entre outros, pelo presidente do Tribunal Constitucional, Roberto

No domingo, o Presidente de São Tomé e Príncipe, Carlos Vila Nova, nomeou o actual governador do Banco Central e ex-ministro das Finanças, Américo Ramos, primeiro-ministro, rejeitando o nome do ex-procurador-geral da República Adelino Pereira, indicado pela ADI em substituição da até aqui ministra da Justiça, que renunciou antes de ser empossada.

O nome de Américo Ramos como primeiro-ministro foi rejeitado pela ADI, que acusou o Presidente de “golpe de Estado palaciano”.

O novo primeiro-ministro foi secretário-geral da ADI e ministro das Finanças no Governo do ex-primeiro-ministro Patrice Trovoada no mandato 2014-2018, tendo sido detido e mantido em prisão preventiva por seis meses em 2019, acusado pelo Governo do ex-primeiro-ministro Jorge Bom Jesus (MLSTP) de corrupção na assinatura de um polémico acordo de 30 milhões de dólares.

A acusação foi depois arquivada pelo Ministério Público e, recentemente, o Governo de Trovoada anunciou uma indemnização de cerca de 400 mil euros a Américo Ramos.

O Presidente são-tomense nomeou hoje 10 ministros, seis homens e quatro mulheres, para o novo Governo. Foram nomeados para o 19º. Governo quatro ministro que pertenceram o anterior executivo liderado por Patrice Trovoada.

A antiga ministra da Justiça, que renunciou ao cargo de primeira-ministra antes de ser empossada, Ilza Amado Vaz, foi nomeada ministra de Estado dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades; o antigo ministro dos Negócios Estrangeiros Gareth Guadalupe passa a ministro de Estado da Economia e Finanças; Nilda Borges da Mata continua como ministra do Ambiente e passa a acumular as pastas da Juventude e Turismo Sustentável; e Isabel de Abreu mantém-se como ministra da Educação, Cultura, Ciência e Ensino Superior.

 

Editor: Estanislau Garcia

Rate it

Notícias

CANAL A - Destaque

Preços em Angola cresceram 28,1% em média em 2024

Angola registou uma inflação média de 28,1% em 2024, terminando o ano com uma subida de 1,7% dos preços em dezembro face ao registado em novembro, e um aumento homólogo de 27,5%. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística, divulgados esta segunda-feira, os angolanos enfrentaram uma subida de 27,5% dos preços em dezembro do ano passado, face aos valores de dezembro de 2023, ao passo que o […]

todayJaneiro 14, 2025 37

0%
donut_large