CANAL A - Destaque

RDC. Governo angolano deplora tomada de Masisi pelo M23: “Acção irresponsável”

todayJaneiro 7, 2025 75

Background
share close

O governo angolano afirma que a tomada do território de Masisi, província do Kivu-Norte ( RDC) pelo movimento M23 é uma “acção irresponsável que compromete gravemente os esforços de pacificação” no Leste do país.

Num comunicado tornado público hoje, o governo considera um acto “deplorável” e um “flagrante e inaceitável violação ao cessar-fogo” que vigora desde 24 de Agosto de 2024.

“O Governo da República de Angola, em nome de Sua Excelência João Manuel Gonçalves Lourenço, Presidente da República de Angola e Facilitador da Normalização das Relações Político-diplomáticas, de Cooperação e das Tensões entre a RDC e o Rwanda, deplora de forma enérgica, a tomada do território de Masisi, Província do Kivu-Norte, pelo grupo Movimento 23 (M23), ocorrida no dia 04 de Janeiro de 2025”, diz o comunicado.

“Neste contexto”, continua o comunicado, “o Governo da República de Angola manifesta a sua profunda preocupação face à escalada do conflito e a conquista ilegal de território na República Democrática do Congo, configurando igualmente a violação da integridade territorial e soberania da RDC, tal como estipula o Acto Constitutivo da União Africana e da Carta das Nações Unidas”.

Editor: Estanislau Garcia

Rate it

Notícias

CANAL A - Destaque

Restabelecida energia elétrica em 7 das 11 províncias afectadas pelo black out que aconteceu ontem no período da tarde

A RNT- Rede Nacional de Transportes de Eletricidade reafirma que está a estabelecer gradualmente a energia nas onze províncias afectadas pelo "BLACK OUT" registado esta segunda-feira. De acordo com o engenheiro Paulo Filho da direcção da empresa RNT, apenas quatro províncias ainda estão sem energia elétrica. A capital do país, Luanda, não está energizada na totalidade. Jornalista António Chocolate. Clique no áudio abaixo e ouça:  

todayJaneiro 7, 2025 45 2

0%
donut_large