C.Internacional - Destaque

PR de Moçambique fala de um “renascer da esperança” na principal fronteira com África do Sul

todayDezembro 31, 2024 69

Background
share close

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, visitou hoje a Fronteira de Ressano Garcia, assinalando um ambiente de “renascer da esperança” após protestos que afectaram o funcionamento da principal fronteira entre Moçambique e África do Sul nas últimas semanas.

“Deu para ver o renascer da esperança das populações e das comunidades que nunca quiseram parar, declarou à comunicação social Filipe Nyusi, durante a visita à fronteira localizada a quase 100 quilómetros do centro da capital moçambicana.

Desde o início das manifestações contra os resultados das eleições de 09 de outubro em Moçambique, confrontos entre a polícia e manifestantes naquela zona têm afectado o funcionamento da fronteira, com registo de casos de vandalização de infraestruturas e bloqueio da estrada na parte moçambicana.

Segundo o Presidente moçambicano, actualmente, a situação em Ressano Garcia voltou à normalidade.

“O movimento está bom (…) Ficou claro que o ritmo da vida está a retomar e gostaríamos que continuássemos com esta consciência (…) As populações já viram que aquele não é o caminho para resolvermos os nossos problemas (…) Algumas pessoas com as quais conversei, tinham opiniões diferentes, mas ficou claro que dá para conversarmos”, acrescentou Filipe Nyusi.

Ressano Garcia, no sul de Moçambique, é local de passagem obrigatória para várias exportações sul-africanas via porto de Maputo e para importações de produtos sul-africanos para a capital moçambicana.

Em 05 de novembro foram queimadas cinco viaturas das autoridades de fronteira moçambicana, por manifestantes que ainda vandalizaram o posto de fronteira, tendo os dois países decidido encerrar totalmente a passagem, com camiões a acumularem-se em ambos os lados.

Editor: Estanislau Garcia

Rate it
0%
donut_large