C.Internacional - Destaque

“Serei o presidente de todos”. Presidente eleito de Moçambique apela à “não-violência” e lamenta “declínio do país”

todayDezembro 28, 2024 91

Background
share close

Face à escalada da violência no país, o presidente moçambicano eleito, Daniel Chapo, apelou esta sexta-feira à “não-violência” e “à unidade” em Moçambique e prometeu que, após a sua tomada de posse em meados de janeiro, será o “presidente de todos”.

Num comunicado de imprensa, Daniel Chapo lamentou também o impacto da violência na economia e nas empresas do país: “Estes actos só contribuem para o declínio do país e para o aumento do número de moçambicanos a caminho do desemprego e da miséria”, afirmou o governante moçambicano, acrescentando que “em breve estaremos a trabalhar em conjunto para encontrar soluções para os problemas gerados por esta triste situação”.
O candidato da Frelimo manifestou a sua “gratidão” para com os cidadãos que estão a tentar ajudar as autoridades para possibilitar um regresso à normalidade e prestou uma homenagem “às forças de defesa e segurança” que se distinguiram ao “atenuar os efeitos nefastos desta polarização política”, recordando os profissionais que perderam a vida nos últimos dias.
O presidente eleito prometeu ainda a todos os concidadãos, independentemente das suas “preferências políticas” que será “o presidente de todos (os moçambicanos)” e que fará “tudo para renovar Moçambique em conjunto”.

c/agências

Editor: Estanislau Garcia

Rate it

Notícias

C.Internacional - Destaque

PR sul-africano pede soluções pacíficas para crise pós-eleitoral em Moçambique

O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, pediu soluções pacíficas para a crise pós-eleitoral que se vive em Moçambique desde outubro, disse o seu enviado especial a Maputo. Sydney Mufamadi, enviado especial de Ramaphosa a Moçambique, disse, após um encontro com o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, na Presidência da República, em Maputo, que o chefe de Estado sul-africano apela a que "o povo moçambicano resolva os seus problemas de forma pacífica". "Os problemas […]

todayDezembro 28, 2024 61

0%
donut_large