C.Internacional - Destaque

Caiu o regime de Bashar al-Assad. Rebeldes sírios tomam controlo de Damasco

todayDezembro 8, 2024 74

Background
share close

O Presidente sírio, Bashar al-Assad, terá abandonado a capital do país, Damasco, este domingo. Os rebeldes  estão tomar o domínio da cidade, de acordo com um anúncio foi feito na televisão estatal. Nas ruas, milhares de pessoas festejam depois de meio século de governo da família Assad.

Na televisão pública, os rebeldes dirigiram-se ao país para sublinhar que libertaram todos aqueles que estavam presos de forma injusta, deixando ainda um apelo a todos os combatentes para que tentem preservar os edifícios do Estado.
Perante as circunstâncias, o primeiro-ministro sírio declarou que o Governo está pronto a estender a mão à oposição. Mohammed Ghazi Jalali diz-se disponível para passar as funções a um governo de transição.
“Este país pode ser um país normal, [pode] construir boas relações com os vizinhos e o mundo (…), mas esta questão caberá à liderança que o povo sírio escolher. Estamos prontos a cooperar” de todas as formas possíveis, indicou Mohamed al-Jalali, num vídeo publicado na rede social Facebook.

As imagens que circulam nas redes sociais e nas agências internacionais de notícias são de festa nas ruas das cidades da Síria. Milhares de pessoas concentraram-se na praça principal de Damasco.

A entrada dos grupos rebeldes na capital síria não teve nenhum sinal de oposição do Exército. Os rebeldes reivindicaram a tomada da capital síria, Damasco.

Estes grupos lançaram uma ofensiva relâmpago na Síria a 27 de novembro. Vários territórios e principais cidades foram rapidamente tomadas, com pouca resistência por parte do Exército sírio.

A informação que chega do Observatório Sírio dos Direitos Humanos é de que Bashar al-Assad já fugiu da capital, saindo pelo Aeroporto de Damasco.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, está a acompanhar “os acontecimentos” na Síria, garantiu o porta-voz do Conselho de Segurança da Casa Branca nas redes sociais.

Já o presidente-eleito dos EUA, Donald Trump, considera que Assad fugiu da Síria depois de perder o suporte da Rússia.

Editor: Estanislau Garcia

Rate it

Notícias

RADIO 5 - Destaque

McLaren domina primeira linha da grelha da última corrida da época de F1

O piloto britânico Lando Norris (McLaren) conquistou a pole position para o Grande Prémio de Abu Dhabi de Fórmula 1, última corrida da temporada, em que a equipa britânica dominou a primeira linha da grelha de partida. Ao lado de Norris partirá o australiano Oscar Piastri (McLaren), que terminou a qualificação a 0,209 segundos, com o espanhol Carlos Sainz (Ferrari) logo atrás, a 0,229. Esta última prova da temporada vai […]

todayDezembro 8, 2024 23

0%
donut_large