Efeito Biden. Angola e os Estados Unidos da América assinaram esta sexta-feira, 6, em Luanda, um Memorando de Entendimento sobre Cooperação Científica e Tecnológica para a Gestão Sustentável dos Recursos Marinhos do Oceano Atlântico.
O instrumento jurídico visa estabelecer as bases para a cooperação científica e tecnológica na gestão sustentável dos recursos marinhos no Oceano Atlântico com ênfase para a utilização do navio de investigação científica “Baía Farta, propriedade do Estado angolano.
Foram signatários do acordo a Ministra das Pescas e Recursos Marinhos, Carmen do Sacramento Neto, pela parte angolana, e Mary Catherine Molly Phee, Subsecretária de Estado Norte-Americana para os Assuntos Africanos.
Em declarações à imprensa, o Ministro das Relações Exteriores destacou os objectivos de cada acordo rubricado e sublinhou a relevância que estes terão para o fortalecimento das relações bilaterais entre Angola e os Estados Unidos da América.
Téte António anunciou que se prevê igualmente a assinatura de um novo acordo entre o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social e a Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço (NASA).
Durante a sua intervenção, ressaltou que todos esses acordos são fruto da recente visita do Presidente norte-americano, Joe Biden.