CANAL A - Destaque

PR aponta para novos investimentos americanos e incremento da cooperação no sector da defesa e segurança

todayDezembro 3, 2024 59

Background
share close

O Presidente da República quer trabalhar com os Estados Unidos na na atracção do investimento directo americano, na abertura de oportunidades de comércio e de negócios de investidores angolanos no mercado americano.

João Lourenço deseja igualmente ver incrementada a cooperação com os Estados Unidos no sector da Defesa e Segurança, no acesso às escolas e academias militares, no treino militar em Angola, a realização de mais exercícios militares conjuntos e cooperar mais nos programas de segurança marítima para a protecção do Golfo da Guiné e do Atlântico Sul.

Segundo o Presidente, a cooperação deve estender-se ao programa de reequipamento e modernização das Forças Armadas Angolanas.

As declarações do Chefe de Estado angolano foram feitas no início das conversações entre as delegações de Angola e dos Estados Unidos no âmbito da visita de Joe Biden.

Perante o seu homólogo, na reunião a decorrer no Palácio Presidencial da Cidade Alta, João Lourenço apelou ao investimento americano na construção das linhas de transportação de energia em alta tensão no regime de parcerias público-privadas para os países da África Austral, nomeadamente para a região do Copper belt na Zâmbia e RDC, assim como para a Namíbia conectando à rede eléctrica dos países da SADC.

O Presidente que ressaltou vários projectos com parceria e investimento americano elogiou Joe Biden pela “visão e engajamento para o sucesso do Corredor do Lobito, assim como grande contribuição para o nosso programa de transição energética, com a construção dos parques solares no sul de Angola”.

Para Joao Lourenço, esses programas serão sempre lembrados como sendo “um grande contributo para a segurança alimentar e energética, para o desenvolvimento económico e social de Angola e da região austral de África”.

O estadista angolano enalteceu também o facto de, em Junho de 2025, Luanda albergar a realização da Cimeira EUA/África, que “vai aproximar políticos, empresários, académicos e a sociedade civil americana e africana para falar de negócios, de história, de cultura, enfim, de interesses cruzados”.

Por seu turno, o Presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, enalteceu os avanços da cooperação bilateral com Angola.

“Os Estados Unidos já investiram em Angola mais de três mil milhões de dólares em Angola até à data”, destacou Joe Biden.

Para o Presidente americano, “o futuro do mundo é aqui em África, é em Angola”. 

De acordo com Biden, é necessário que se continue a consolidar os esforços para que a democracia produza resultados para um continente que fará com que os povos sejam bem sucedidos e os laços floresçam.

Editor: Estanislau Garcia

Rate it

Notícias

C.Internacional - Destaque

Trump anuncia viagem a Paris para a reabertura da catedral de Notre-Dame

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que vai assistir, no sábado, à reabertura da catedral de Notre-Dame, em Paris, onde são esperados cerca de 50 chefes de Estado e de Governo. "Tenho a honra de anunciar que vou viajar para Paris, França, no sábado, para assistir à reabertura da magnífica e histórica catedral de Notre-Dame, que foi totalmente restaurada", escreveu o republicano na sua rede social Truth […]

todayDezembro 3, 2024 29

0%
donut_large