A TAAG, Linhas Aéreas de Angola anuncia que o início do processo de transferência gradual das suas operações comerciais de passageiros do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro para o Aeroporto Internacional António Agostinho Neto (AIAAN), inicia-se a 10 de Novembro com os voos da rota Luanda-Cabinda-Luanda.
A escolha de Cabinda como a primeira rota a ser transferida assenta no facto de este ser o destino doméstico com maior volume de tráfego de passageiros e de carga, com voos nos períodos da manhã, de tarde e à noite, o que vai permitir activar de forma permanente as diferentes equipas e sistemas operacionais do AIAAN.
Segundo o comunicado que a Redação on-line da RNA teve acesso, a TAAG vai disponibilizar quatro frequências diárias para Cabinda, com partidas e chegadas exclusivamente do e ao Aeroporto Internacional António Agostinho Neto, sendo os voos operados com uma aeronave modelo Dash 8-Q400, com capacidade para 74 passageiros.
Ainda de acordo com a nota, durante o mês de Dezembro, a TAAG vai incorporar as rotas da região Leste (Dundo, Saurimo e Luena) e do Soyo na programação de voos a partir do AIAAN, e, de forma progressiva, no primeiro trimestre de 2025, concluir a transferência das demais ligações domésticas e internacionais.
A companhia aérea nacional, entende que a abordagem faseada para a transferência dos voos comerciais de passageiros da TAAG para o AIAAN, segue as melhores práticas internacionais de gestão de mudança em aviação, garantindo uma transição segura e eficiente.