CANAL A - Destaque

Angola e Austrália avaliam aprofundamento das relações políticas, diplomáticas e comerciais

todayMaio 29, 2024 28

Background
share close

Angola e a Austrália avaliaram na manhã desta quarta-feira, 29 de Maio, o aprofundamento das relações políticas, diplomáticas e comerciais, durante uma conversa telefónica entre o Ministro das Relações Exteriores da República de Angola, Téte António, e o Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros da Comunidade da Austrália, Timothy Graham Watts.

Durante o contacto telefónico entre Luanda e Camberra, Timothy Graham Watts, realçou que o Governo australiano acolheu com satisfação a decisão das autoridades angolanas na abertura de uma representação diplomática em Camberra, tendo para o efeito sido nomeado o Embaixador António Luvualu de Carvalho.

A Austrália mantém relações de cooperação com o país nas áreas da exploração petrolífera e de diamantes, onde prevê incrementar investimentos através das empresas que operam em Angola.

Por outro lado, o diplomata australiano aproveitou a ocasião para transmitir ao Ministro Téte António, a intenção do seu país em contar com o apoio de Angola na sua candidatura como Membro Não Permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

O Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros da Comunidade da Austrália referiu-se também da satisfação da Austrália pela assunção de Angola na Presidência da União Africana para o biénio 2025-2026.

A Austrália é um dos maiores investidores estrangeiros na indústria mineira africana, com mais de 200 empresas a operar em 35 países, apoia também a segurança alimentar e a agricultura sustentável em África, através de programas de cooperação técnica, pesquisa e inovação, no âmbito estritamente económico.

As relações diplomáticas entre Angola e Austrália foram estabelecidas em 1976, logo após a independência de Angola.

Editor: Juliana Bidy

Rate it

Notícias

0%
donut_large