CANAL A - Destaque

Sustentabilidade da Floresta do Miombo africana debatida a partir de hoje em Washington

todayAbril 16, 2024 25

Background
share close

Políticos e especialistas africanos e dos Estados Unidos debatem a partir de hoje, em Washington, a sustentabilidade da Floresta do Miombo numa conferência internacional organizada por Moçambique que contará com a presença do Presidente moçambicano.
A Floresta de Miombo cobre dois milhões de quilómetros quadrados e abrange onze países da África Austral, incluindo Moçambique e Angola, resultando a conferência da iniciativa de Filipe Nyusi, que, em agosto de 2022, reuniu os líderes de outros dez países na “Declaração de Maputo sobre a Floresta de Miombo”, para promover uma abordagem comum para a “Gestão Sustentável e Integrada das Florestas do Miombo e a Proteção da Bacia do Grande Zambeze”.
Segundo a organização, esta conferência, que contará com a presença de membros do congresso norte-americano e dos parlamentos africanos, pretende promover oportunidades de investimentos no quadro da implementação da Declaração de Maputo, visando o alcance das metas sobre as mudanças climáticas, conservação da biodiversidade e desenvolvimento sustentável integrado.
A Florestas de Miombo fornece inúmeros bens e serviços que garantem a subsistência de mais de 300 milhões de habitantes destes países, incluindo pastagens tropicais e subtropicais, moitas e savanas, constituindo o maior ecossistema de florestas tropicais secas do mundo.
A Declaração de Maputo sobre a Floresta do Miombo, assinada, além de Moçambique e Angola, ainda pelo Botsuana, Maláui, República Democrática do Congo, República do Congo, Namíbia, África do Sul, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabué, estabelece prioridades para a gestão e governação sustentáveis dos recursos naturais dos ecossistemas do Miombo.

A Floresta do Miombo é responsável pela manutenção da bacia hidrográfica do Zambeze, ao longo da qual vivem mais de 40 milhões de pessoas dos oito países atravessados por este curso de água.

Editor: Carla

Rate it

Notícias

CANAL A - Destaque

Projecto de lei que remete imigrantes ilegais para o Ruanda volta ao parlamento britânico

O controverso projecto de lei do governo britânico que visa a deportação de requerentes de asilo para o Ruanda regressou hoje ao parlamento, onde o executivo espera conseguir uma votação final sobre a legislação, após meses de debates tensos. Os riscos são elevados para o primeiro-ministro Rishi Sunak, que fez desta lei o símbolo da sua política de migração. A sua ambição é fretar os primeiros aviões para o Ruanda […]

todayAbril 16, 2024 19

0%
donut_large